Os Três Salões de Shaolin

O Resgate das antigas tradições do Templo Shaolin do sul

O “Primeiro Salão”

Gei Bun Gong — Quando o estudante aprende os Exercícios Básico, que incluem força, flexibilidade, resistência. Durante este treinamento, a relação entre o corpo, mente e Espírito é forjada na preparação para a formação mais avançada.

Gei Bun Dong Jok  Quando o estudante aprende os Movimentos Básicos que incluem Métodos de Mãos, Métodos Corporais, Métodos de Pés, Posturas de Pernas (Bases), Posturas de Luta, e prática de formas para que desenvolva o Pala Corporal, bem como os Mecanismos Corporais que geram um fundamento universal de artes marciais.

O “Segundo Salão”

O treinamento no Segundo Salão do Templo Shaolin do Sul avançava além dos movimentos básicos e práticas de formas para abordar treinamento de Céu, Homem, Terra. Então o estudante aprendia a “Aplicação do Treinamento”, baseada nas Quatro Habilidades de Combate estabelecidas: Chute (Ti), Golpe / Ponto de Pressão (Da), Projeção / Agarramento (Shuai) e Controle / Submissão (Na), dessa forma se desenvolviam as habilidades de combate dos estudantes para se produzir um lutador com Habilidades de San Sau (Mão Livre), que hoje é chamado MMA. É neste Salão que os muitos segredos do Wing Chun são revelados para o estudante.

Ti – O Chute

O Chute envolve o uso das pernas como um arma de impacto, transferindo a energia do seu corpo através da sua perna contra um adversário. Esta habilidade requer a capacidade de gerar força, enquanto se está sobre uma perna ou sobre nenhuma das pernas. Chutes podem ser aplicados com a bola do pé, calcanhar, tornozelo, peito do pé, planta do pé, canela, panturrilha ou com o joelho.

Da – Golpe / Ponto de Pressão

Golpe envolve o uso dos braços e do tronco como armas de impacto, transferindo a energia do seu corpo através de seus braços contra um adversário. Esta habilidade requer a capacidade de gerar força ao mesmo tempo em pé ou em movimento, utilizando-se do Método de Pés que o estudante aprendeu durante o seu treinamento nos Movimentos Básicos do Primeiro Salão. Golpes podem ser aplicados com o punho (frente, lateral, trás), palma (frente, trás, lateral), dedos (retos ou formando punho, punho da fênix, punho do dragão, punho do macaco, punho do gengibre, punho de nó duplo, punho do leopardo), pulso (reto ou dobrado), antebraço, cotovelo, ombro, cabeça, ou quadril.

Shuai – Submissão

Submissão cobre a habilidade de desequilibrar um adversário e o uso da terra como uma arma de impacto. Submissão cobre varreduras, arremessos, agarramentos e quedas. Esta habilidade requer a tomada de controle do centro de gravidade do adversário, controle da distância, e controle do adversário. Esta habilidade pode ser aplicada em pé ou no chão.

Na – Controle

Controlar é a habilidade de usar as partes do corpo (mãos, pés, cotovelos, pés, joelhos, quadris, tronco ou cabeça) para controlar os membros ou corpo de um adversário para uso de armadilhas, chaves, submissões, estrangulamentos e quebramentos. Esta habilidade requer a tomada de controle do centro de gravidade do adversário, controle da distância, e alavancar as articulações do corpo de forma não natural. Esta habilidade pode ser aplicada em pé ou no chão.

Céu, Homem e Terra

Céu, Homem, Terra e tem muitas camadas de compreensão. Estudar neste nível significa progredir espiritualmente, bem como mental e fisicamente. Em um nível literal, Céu, Homem, a Terra se refere às Distâncias de Combate e o uso adequado de técnicas dentro dessas categorias.

Céu (Espírito)
Homem (Mente / Emoções)
Terra (Corpo)

Habilidades de Céu são baseadas em distâncias mais longas e incluem distância longa de chute e distância longa de golpes. Habilidades de Homem baseiam-se em distâncias médias para curtas que se caracterizam por qualquer momento no intervalo que podemos colocar as duas mãos sobre o adversário, e incluem o uso de solavancos, armadilhas, agarramentos, chaves, clinches e quebramentos. Distância de Homem é a mais versátil, porque o número máximo de membros naturais pode ser utilizado em simultâneo, criando mais opções para a utilização de técnicas e táticas. Habilidades de Terra trazem contato corpo a corpo e incluem quedas, arremessos, varreduras, submissão, e quebramentos com o contato corporal.

Nesta fase, os estudantes aprendem habilidades que podem usar para participar em competições variando de contacto leve a pleno. Bem com o conhecimento do Segundo Salão compreendendo todas as quatro distâncias de luta em uma abordagem científica qualifica estudantes a interagir com todos os adversários.

O “Terceiro Salão”

No Terceiro Salão os estudantes concentram corpos e mentes no desenvolvimento da máxima eficiência e economia de movimento. Este é o mais elevado nível de formação no Templo de Shaolin. Vai além da compreensão dos conceitos das Distâncias de Combate e adentra nos conceitos fundamentados dos “Portais”, que são utilizados para descrever o tempo e o espaço tridimensional. O treinamento neste nível envolve o estudo da teoria, conceitos e princípios naturais. Toda esta informação é a base do aprendizado sobre a verdadeira natureza da vida, do combater e do cultivo espiritual.