Shaolin Wing Chun

O Resgate das Antigas Tradições do Templo Shaolin do Sul

Shaolin Wing Chun Kung Fu [少林詠春功夫] representa a redescoberta dos Três Tresouros de Shaolin [Chan / Zen, Qigong e Artes Marciais] unificado em um completo sistema de auto-defesa único em si mesmo. Tendo sido originado graças à cooperação entre Monges-Guerreiros que já desenvolviam mecanismos de artes marciais a mais de mil anos, militares da Dinastia Ming e guerreiros revolucionários chineses que se uniram no Mosteiro Siu Lam [少林寺] (Shaolin) de Fukien , Sul da China – legendário foco de resistência dos revolucionários contra os invasores que, em 1644, depuseram a Dinastia Ming e elevaram a família real Manchu (Qing) ao trono – a beleza do sistema está em sua simplicidade, eficiência e objetivada. Usando Tempo, Espaço e Energia, dentro das realidades do combate em Tin Yan Dei, um praticante de Shaolin Wing Chun pode se defender com sucesso de ataques físicos que ameaçem sua integridade, mesmo contra um oponente maior e mais forte.

Seguindo a destruição do Mosteiro Shaolin do Sul (Nam Siu Lam Ji), na segunda metade do século 17, o conhecimento superior dos monges guerreiros, acumulado por mais de mil anos por meio de internsa pesquisas e experimentos sobre a realidade última da natureza das coisas, abrangendo três áreas da realidade humana, a saber: saúde física e mental, filosofia Chan para harmonizar-se com o que é real e eficiência máxima em combate; acabou por ser delegado à proteçãos das sociedades secretas revoluncionárias chinesas. O valor imensurável dessa Tradição Shaolin Hai Tung está em saber harmonizar-se com a Energia e sua aplicação em todos os aspectos de nossa vida diária.

Por mais de três séculos, o conhecimento que engloba os conceitos, mecanismos de treinamento, e desenvolvimento de energia que tornam o Shaolin Wing Chun um sistema verdadeiramente único dentre todos os estilos de Kung Fu permaneceram ocultos e foram ensinados somente dentro dos salões dos Mosteiros Shaolin e no interior das Sociedades Secretas Revolucionárias de Bandana Vermelha como a Hung Fa Wui (Sociedade da Flor Vermelha) e Hung Gun Wui (Sociedade dos Bandanas Vermelhas), que formavam os exércitos de infantaria da revolução contra a Dinastia Qing (1644 – 1911), e dentro das Sociedades Secretas de Bandeira Negra Hek Ki Boen (Haak Kei Mun – Sociedade Bandeira Negra) que formavam um grupo de elite de exterminadores que caçavam e elimavam traidores e espiões dentro das Socieidades Secretas.

Aos poucos o conhecimentos do Shaolin Wing Chun passou inteiramente das mãos dos monges guerreiros para as mãos do líderes das Sociedades Secretas Bandanas Vermelhas e Negras, e dessa forma, por necessedade, uma parte desse conhecimento acabou por ser revelado as pessoas comuns, mesmo não ligadas às ações revolucionárias anti-Qing ou ainti-Imperialista. Isso se deu primeiro a partir do final do século 18, com o surgimento da King Fa Wui Kwoon (Associação da Bela Flor de Jade – que deu origem a Associação dos Artistas Chinenes e a Ópera Cantonesa), e com o advento da Hung Suen Hai Baan (Companhia de Ópera do Barco Vermelho) que por sua vez é uma evolução direta da King Fa Wui Kwoon. A partir da segunda metade do século 19, muitos artistas marciais começaram a expor publicamente parte do conhecimento adquirido nas Sociedades Secretas e assim o Wing Chun se tornou famos primeiro na China e depois em todo o mundo. Esse momento na História marca uma divisão de compreensão, preservaç, evolução e aplicação do conhecimento do Wing Chun Kung Fu em duas formas absolutamente distindas: O Shaolin Wing Chun com suas conexão direta com a Cultura e a Tradição Shaolin atravás do Três Tesouros (Chan / Zen, Qigong e Artes Marciais), dessa forma preversando toda a sua natureza de Ciância Militar para combate em campo de batalha, e o Wing Chun do Barco Vermelho, hoje também chamado Wing Chun Público ou Moderno, que perdeu sua conexão com Shaolin porque não foi hábil para conserva os Três Tesouros e porque o foco de seus praticantes voltou-se para a aplicação civil em lutas de rua para defesa pessoal e não em contexto militar.

No início da década de 90, Mestre Benny Meng, mestre de Wing Chun (Ving Tsun) de 7º Grau pela Hong Kong Ving Tsun Athletic Assotiation, com formação de Mestre sob tutela de Mestre Lee Hoi Sang, Mestre Moy Yat, Mestre Ip Ching, Mestre Ip Chun e Mestre Chu Seung Ting, em Hong Kong/Ip Man Wing Chun, assumiu a missão de fundar o Ving Tsun Museum (Museu do Wing Chun) e desvendar a origens do Wing Chun Kung Fu. Em sua busca, Mestre Benny Meng, juntamente com o Comitê do Ving Tsun Museum, descobriu a existência de um a Linhagem de Wing Chun que preservava aspectos das antigas tradições das Sociedades Secretas Bandanas Vermelhas e dessa forma, aspectos dos antigos metódos de treinamento transmitidos pelos monges guerreiros de Shaolin. Em 1998, Mestre Benny Meng iniciou seu treinamento nessa recém-descoberta linhagem – chamada Hung Fa Yi. Paralelo aos seus anos de treinamento, Mestre Benny Meng dedidcou-se a promover e difundir essa recém descoberta linhagem em todo o mundo. Como resultado imediato do trabalho Mestre Benny Meng, existem hoje, escolas de Hung Fa Yi nos Estados Unidos da América, no Reino Unido e no Brasil.

Continuando a sua incansável missão para desvendar as origens Wing Chun Kung Fu e da sua inegável ligação com Mosteiro Shaolin, em 2008, devido à reputação do Ving Tsun Museum, Mestre Benny Meng foi procurado por líderes de uma pouco conhecida linhagem de Wing Chun com ligações diretas com o Mosteiro Shaolin do Sul, e com as Sociedades Secretas Chinesas Revolucionárias que lutaram contra a dominação da Dinastia Qing (1644 – 1911). Uma vez mais, Mestre Benny Meng iniciou seu processo de aprendizagem e promoção dessa “nova” linhagem de Wing Chun que também preservou os Três Tesouros do Chan/Zen, Qigong e Artes Marciais do Shaolin do Sul. Essa linhagem é a linhagem Hek Ki Boen Eng Chun (Haak Kei Mun Wing Chun). Hoje, a missão do Ving Tsun Museum e da Shaolin Red Flower Boxer Society, através de seus líderes, Mestre Benny Meng e Sifu Alex Magnos, é promover o Ciência Martial Shaolin, transmitindo o conhecimento dessa ciência através das artes marciais para todos os praticantes que têm as qualidades de um verdadeiro Guerreiro Marcial e conduzir a todos que busquem o caminho para chegar ao Estágio Último de evolução Marcial (Físico, Mental e Espiritual) atingido pelos monges guerreiros de Shaolin – chamado Weng Kiu [永橋] (Iluminação ou Momento Enterno).

Em 2003, Mestre Benny Meng, o Fundador e Curador do Ving Tsun Museum e discípulo Hung Fa Yi veio ao Brasil para iniciar a implantação dessa verdadeira jóia das artes marciais e beneficiar todos os amantes desta ciência no nosso país. Em 2007, Mestre Benny Meng veio primeira vez a Fortaleza para oficializar a primeira escola de Shaolin Wing Chun reconhecida pelo Ving Tsun Museum e visitar o líder da Shaolin Red Flower Boxer Society que, à època, era um membro representante do Ving Tsun Museum no Brasil.

Hoje, a Shaolin Red Flower Boxer Society oferece um currículo de treinamento coeso, consistente, lógico, ascessível a todos que desejam ingressar em nossa organização. O currículo, fundamentado na tradição do Shaolin Kung Fu, oferece uma considerável aceleração do desenvolimento das habilidades marciais de iniciantes e de peritos, através da tradição Shaolin do Treinamento Progressivo através das Três Câmaras ou Três Salões Shaolin. O 1º Salão é focalizado no Treinamento Progressivo de Gei Bun Gung [基本功] – Treinamento Básico para desenvolver Flexibilidade, Resistência e Força – e Gei Bun Dung Jok [基本動作] – Treinamento Básico para desenvolver os Mecanismos Universais de Artes Marciais. O 2º Salão é focalizado no Treinamento Progressivo de Tin Yan Dei Sam Mo Kiu (Três Pontes Conectoras Céu Homem Terra), que abrange as três plataformas Universais da realidade humana em artes marciais (Céu, Homem, Terra) e as Quatro Habilidades Universais de Combate (Ti – Chute, Da – Golpe, Shuai – Queda / Arremeço / Varredura, e Na – Controle / Apresamento / Submissão / Choque / Quebramento). O 3º Salão é focalizado no Treinamento Progressivo Weng Kiu (Ponte Eterna), o Estágio Último do Shaolin Kung Fu, manifestado pela exprassão da Eficiência Máxima através do uso correto do Tempo,

Espaço e Energia.

Nós que fazemos parte da grande família que é a Shaolin Red Flower Boxer Society, nos sentimos imensamente agradecidos e felizes por poder ter decidido nossas vidas à pesquisa em busca das origens históricas do Sistema Wing Chun, bem como dos antigos métodos de treinamento desenvolvidos pelos monges guerreiros de Shaolin, e hoje poder compartilhar esses preciosos conhecimentos com os estudantes Brasileiros.

Mestre Alex Magnos
Mestre em Shaolin Wing Chun (Fujian / Hung Fa Kuen / Hong Kong)
Fundador e Instruto Chefe da Shaolin Boxing Association