Fundador

Sifu Lung (Alex Manos) no roll internacional dos Sifu de Wing Chun pela página WING CHUN no Facebook

A carreira marcial de Mestre Alex Magnos teve início, exatamente, como um vantajoso resultado de bons conselhos e do apoio de seu pai. Desde muito cedo o Sr. Luis Brito o incentivou a se tornar o que é hoje. Como um martelo que castigava impiedosamente a bigorna para moldar o metal incandescente que resultaria em uma espada, seu pai dizia que duas coisas eram indispensáveis ao homem e, sem as quais, o muito que pudesse ter, seria o mesmo que nada. Essas duas coisas são: cultivar o espírito (intelecto) para compreender a vida em nós e ao nosso redor, e cultivar o corpo para autoproteção e saúde. A primeira levou Sifu Alex Magnos a trilhar o caminho da Filosofia, a segunda, o das artes marciais orientais, Kung Fu, propriamente dito.

1988 – Teve início da carreira discente de Sifu Alex Magnos no mundo das artes marciais, quando aos 12 anos, foi admitido em uma escola de Karatê Shotokan em sua cidade natal. Os três anos e meio seguintes (1988 a 1991) da prática do Karatê foram muito importantes. Aqueles foram anos de descobertas e experimentações “práticas” (muitas dessas, extraoficiais, uma vez que na época de sua infância era preciso saber se defender devido a muitos grupos rivais de garotos da vizinhança, do colégio e de outras escolas de artes marciais). Foram essas “experiências práticas” que o possibilitaram o desprendimento que necessitaria anos depois com a prática do Kung Fu.

1989 – Acontece seu primeiro contato com a arte marcial que definitivamente reclamaria total dedicação e atenção para si, o Wing Chun Kuen. Sifu Magnos sentiu-se imediatamente atraído por seus conceitos e princípios objetivos, como economia, simplicidade e ciência. Assim, o Wing Chun Kuen tornou-se o foco principal de seu estudo pessoal da arte marcial chinesa em sua cidade. Durante este período (1989 a 1994), ainda estudou e praticou de maneira informal os conceitos, pricípios e as técnicas que compunham o Wing Chun de linhagens derivadas do Sistema Ip Man Wing Chun com amigos e grupos de treinamento que Sifu Alex Magnos mesmo reuniu. Nesta mesma época (1991), após deixar a prática do Karatê devido a sua maior identificação com as artes marciais chinesas, praticou outros estilos de Kung Fu, Shaolin do Norte e do Sul (1992 a 1994), embora sempre tenha prevalecido o Wing Chun.

1994 – Em Novembro, teve a oportunidade de ter seu primeiro contato com um professor credenciado de Ip Man Wing Chun e, em Janeiro de 1995, foi admitido no núcleo Fortaleza da Associação Moy Yat Ving Tsun Kung Fu, uma entidade que era liderada no Brasil pelo Mestre Léo Imamura, discípulo de Grão-Mestre Moy Yat que, por sua vez, havia sido discípulo direto de Grão-Mestre Ip Man, líder da Linhagem Ip Man Wing Chun Kuen. Este acontecimento marcou, então, o início de seu treinamento formal do Sistema Ip Man Wing Chun segundo a tradição adotada pela família Moy Yat Ving Tsun.

1995 – Julho ao final de 1996, ministrou aulas para iniciantes na sede da Associação Moy Yat Ving Tsun em Fortaleza. Ainda em 96, Sifu Magnos deixou a Associação Moy Yat e abriu sua primeira escola de Wing Chun, ministrando aulas de Wing Chun para amigos e interessados, por um período de três anos seguidos. Os anos de 1996 a 1998, também foram marcantes pelas demonstrações e seminários sobre Wing Chun que ministrou em várias localidades do Ceará.

2000 – Janeiro, Sifu Magnos retomou o ensino de Wing Chun para um grupo seleto. Em 2002, foi informado pelo seu antigo professor da Associação Moy Yat Ving Tsun sobre a existência da Linhagem Hung Fa Yi Wing Chun Kuen que, segundo ele, era “a fonte original de muitas linhas de Wing Chun populares nos dias de hoje”. Então, em Fevereiro de 2003, foi admitido na Associação San Lii de Artes Chinesas em Fortaleza, organização liderada pelo seu antigo professor da Associação Moy Yat Ving Tsun. Sifu Alex Magnos retomou assim, a prática do Wing Chun em caráter formal. Contudo, desta vez em um novo sistema, o San Lii Wing Shun, organizado pelo líder daquela entidade, e baseado em seu conhecimento prévio em Moy Yat Ving Tsun Kung Fu e em suas pesquisas informais sobre a linhagem Hung Fa Yi Wing Chun e outras linhas derivadas de Mestre Ip Man.

2003 – Junho, aconselhado pelo líder da Associação San Lii, Mestre Alex Magnos abriu sua segunda escola, mas desta vez para a transmissão formal do Sistema San Lii Wing Shun, tornando-se assim o primeiro representante oficial do Sistema San Lii Wing Shun depois do criador do sistema. Ainda em 2003, atendendo a um pedido do líder da mesma entidade, assumiu as aulas ministradas na sede da Associação San Lii com o auxílio de dois irmãos-kung fu na família San Lii. Ainda no mesmo ano, atuou como modelo fotográfico para o livro Wing Shun — Entre a Lenda e a História de autoria do Mestre Saan Lii Yat, líder da Associação San Lii de Artes Chinesas e fundador do Sistema San Lii Wing Shun.

2004 – Fevereiro, Mestre Alex Magnos, bem como outros de seus irmãos-kung fu San Lii, decidiu deixar a Associação San Lii por discordar dos rumos que a organização adotava. Sifu Alex Magnos passava a buscar outro caminho que melhor atendesse suas necessidades na busca pelo mais antigo conhecimento do Sistema Wing Chun. Nesta época foram lançadas as bases para a criação de uma entidade que amparasse de forma justa e honesta os muitos apaixonados pelo Wing Chun e Kung Fu em geral, um projeto que vem sendo desenvolvido desde então. Paralelamente, Sifu Alex Magnos focalizou seus esforços em seu estudo informal da Linhagem Hung Fa Yi Wing Chun que intensificou-se desde novembro de 2003. Ainda em Fevereiro de 2004, Sifu Alex Magnos foi convidado por um irmão-kung fu, ex-integrante da Associação San Lii, a ministrar aulas de Wing Chun em sua Academia em Fortaleza, o que realizou por um curto período. O conteúdo transmitido então foi uma lapidação do Sistema Moy Yat Ving Tsun Kung Fu inseridos de conceitos e princípios inerentes ao Hung Fa Yi Wing Chun, como também aspectos mais puros da linha Ip Man Wing Chun. Para esse conteúdo foi adotado o nome fictício “Hung Lung Wing Chun Association”.

2005 – Em Maio, é fundado o grupo de treino e implantação do Sistema Hung Fa Yi Wing Chun Kuen no Ceará. Em Outubro, Sifu Alex Magnos teve seu primeiro contato com o Sistema Hung Fa Yi Wing Chun. Em Novembro, Sifu Magnos foi para o Rio de Janeiro, para encontrar o Grão Mestre  Benny Meng, introdutor do Sistema Hung Fa Yi Wing Chun no Brasil. Na ocasião, Sifu Magnos teve sua condição de Sifu em Ip Man Wing Chun reconhecida publicamente por Grão Mestre Benny Meng, que o aceitou também como aluno no estudo da Ciência Marcial Shaolin Hung Fa Yi Wing Chun Kuen e no Sistema Marcial Ip Man Wing Chun Kuen. Mestre Alex Magnos também foi recebido, com entusiasmo por Grão Mestre Mestre Meng, no Ving Tsun Museum Instructor Certification Program (Hong Kong e Shaolin Wing Chun), devido a sua capacidade Marcial e seu conhecimento da Linhagem Ip Man Wing Chun, quando iniciou uma nova jornada, revendo todos os aspectos do Ip Man Wing Chun com Grão Mestre Benny Meng, bem como ampliandos para aspectos do Hong Kong Wing Chun e Faatsan/Guangdong Wing Chun. Em Dezembro, dando continuidade aos planos de fundação de uma sociedade marcial para organizar exclusivamente à transmissão e promoção do Wing Chun Kung Fu segundo a tradição dos Juncos Vermelhos (Hung Syun Hei Baan) no Ceará e no Norte e Nordeste do Brasil, nascia então a SBA – Shaolin Boxing Association – cuja sede, MMA – Magnos Martial Arts, é a escola de Mestre Alex Magnos.

2007 – Abril, Grão Mestre Benny Meng vem à Fortaleza pela primeira vez para visitar seu então estudante / representante, Mestre Alex Magnos, e conhecer os estudantes e o desenvolvimento da SBA. O sucesso desse evento foi tão grande que em Setembro do mesmo ano, o líder do Sistema Hung Fa Yi Wing Chun, Grão Mestre Garrett Gee, veio pessoalmente ao Brasil — Rio de Janeiro e depois Fortaleza — para selar a implantação do Sistema Hung Fa Yi Wing Chun no Brasil.

2009 – Junho, Grão Mestre Meng veio pela quarta vez a Fortaleza, dessa vez para iniciar a implantação de mais uma joia descoberta dentre os Tesouros de Shaolin do Sul: O Sistema Shaolin Haak Kei Mun Wing Chun Kung Fu. Na ocasião, Sifu Alex Magnos Magnos teve a honra de se tornar o primeiro sulamericano a iniciar o treinamento da Ciência Marcial Shaolin Hokkian HKM Wing Chun através de seus então mestres, GM Benny Meng.

2010 – Outubro, o Guardião do Sistema HKM Wing Chun, Grão Mestre Lin Xiang Fuk, veio pela primeira vez à América do Sul, Fortaleza, para o 1º Workshop Internacional de HKM Wing Chun, GM Lin estava acompanhado por GM Benny Meng. Na ocasião, Sifu Alex Magnos Magnos foi entrevistado e admitido, pelo próprio líder do sistema, no Programa de Formação de Instrutores em HKM Wing Chun. Sifu Alex Magnos é também nomeado pelo GM Lin como o representante oficial do HKM Wing Chun na América do Sul.

2011 – Em Março, em mais uma visita à Fortaleza para encontrar seu estudante / representante, e contribuir para o avanço da SBA, GM Benny Meng recebe seu estudante, Mestre Alex Magnos, com seu legítio Discípulo em uma tradicional Cerimônia do Chá, chamada Baai Si. Mestre Alex Magnos passa então a não somente ser o topo entre os estudantes de GM Meng na América do Sul, como também o representante de todo o legado marcial de GM Benny Meng no Brasil e América do Sul para as próximas gerações. Em Junho, GM Lin e GM Meng voltam à Fortaleza para disseminar o vasto conhecimento HKM Wing Chun, quando Sifu Alex Magnos é testado e oficializado como o Primeiro Instrutor de HKM Wing Chun na América do Sul. No mesmo evento, GM Lin entrevista e admite, dentre os estudantes de Sifu Alex Magnos, quatros novos candidatos ao Programa de Instrutores em HKM Wing Chun. Ainda no mesmo ano, Mestre Alex Magnos se torna o primeiro Discípulo em Baai Si de Grão Mestre Benny Meng na América do Sul. Portanto, o único representante oficial do legado que representa o conhecimento do próprio Fujian Wing Chun.

2014 – A SBA é oficialmente desligada da organização HKM Wing Chun. Mestre Alex Magnos viaja pela primeira vez para China e Hong Kong, visitando o Templo Shaolin do Norte e auxiliando Mestre Benny Meng em vários workshops na China, Hong Kong e Colômbia.

2015 – Mestre Alex Magnos desliga-se oficialmente do Ving Tsun Museum e de seu curador.